Logo c
No quadro do Projecto de Combate às Perdas, Fraude e Furto de Energia Eléctrica e Recuperação de Dívidas, a ELECTRA vem procedendo a um conjunto planeado e articulado de acções no sentido de neutralizar a prática de fraude e do furto de electricidade, assim como recuperar elevadas dívidas dos clientes. Pretende-se criar condições de sustentabilidade da Empresa, melhorar substancialmente a qualidade de serviço e contribuir para uma efectiva redução de tarifas.
 
O projecto, de âmbito nacional, arrancou na cidade da Praia em Setembro de 2017, com equipas técnicas da ELECTRA, constituídas por gestores, engenheiros, juristas e electricistas, com intervenções em todas as zonas da Cidade da Praia.
Ocorre que no dia 7 de Agosto passado, cerca das 10 horas e 30 minutos, na localidade de Cidadela, Cidade da Praia, na sequência de vistorias programadas e levadas a cabo por uma equipa técnica da ELECTRA, deu conta que, numa das residências da referida zona, havia uma anomalia que consistia no seguinte:
 
Do contador instalado na residência havia uma fase que passava pelo mesmo, registando-se uma carga instantânea de 0,92 amperes, enquanto existiam duas outras fases que passavam directamente para o interior do edifício, por via de dois disjuntores limitadores, registando, respectivamente, no momento, as seguintes cargas: Fase 2 com 1,06 amperes e Fase 3 com 1,48 amperes.
 
Disto resultou a elaboração do respectivo auto de vistoria, de conformidade com o regime jurídico de combate ao furto e à fraude de energia eléctrica (Lei n .º 73/VIII/2014). Na sequência deste auto de vistoria, a ELECTRA teve conhecimento, através de uma conferência de imprensa, que um beneficiário da energia eléctrica fornecida à referida residência, fez algumas declarações em nada abonatórias à imagem da Empresa. Assim, no uso do direito de resposta, a ELECTRA esclarece o seguinte:
 
1. A ELECTRA vem divulgando amplamente na Comunicação Social a sua companha de inspecção das instalações eléctricas e sistemas de medidas de todos os seus clientes. Tais intervenções decorrem de avaliações do nível de perdas por zonas eléctricas alimentadas por cada Posto de Transformação. De sublinhar que para a ELECTRA a presença do cliente no local de consumo aquando da inspecção é sempre desejável, porquanto dela o cliente toma conhecimento da sua particular situação em relação as instalações eléctricas e sistema de contagem da sua residência, que após a vistoria são seladas.
 
2. A instalação eléctrica da residência referida previa uma alimentação trifásica. Até à data última inspecção existia um contador para uma fase e que alimentava cerca de um terço da energia consumida, passando as duas fases directamente para a instalações eléctricas da residência, através de dois disjuntores limitadores de potência sem passar por qualquer sistema de contagem. Portanto, da inspecção realizada confirmou-se que haviam dois fios que vinham do interior da residência, ligados directamente à rede pública de distribuição da concessionária, o que demonstra que esta ligação adicional é fraudulenta.
 
3. A portinhola é da responsabilidade da Concessionária, mas a caixa do contador é zona fronteira da instalação eléctrica, acessível ao cliente de modo a controlar os seus consumos, devendo cuidar e guardar todo o sistema de contagem e limitação de potência.
 
4. A ELECTRA perante a situação anómala de furto de energia eléctrica lavrou o respectivo auto, como manda a Lei.
 
5. A ELECTRA não trata situações particulares, resultantes da sua relação com clientes, na praça púbica. Pauta toda a sua conduta por elevados padrões de ética e profissionalismo, respeitando escrupulosamente a gestão reservada de informações daí resultantes. Todas as situações anómalas são tratadas no quadro atrás referido, dando conhecimento ao cliente que assina o auto, remetendo-o de seguida ao Ministério Público para efeitos de procedimento criminal, nos termos da Lei.
 
6. Se a Comunicação Social tomou conhecimento do caso, por outras vias, a ELECTRA não assume qualquer responsabilidade por tal facto.
 
7. Efectivamente, existe um contrato de fornecimento de energia eléctrica e o cliente vem pagando as suas facturas de consumo. Só que as facturas são relativas ao consumo de apenas uma fase, que passava pelo contador monofásico. Contudo, as duas outras fases estavam ligadas directa e ilegalmente, mas que não passavam pelo sistema de contagem, lesando a ELECTRA em cerca de dois terços do total da energia eléctrica consumida pelo cliente.
 
8. Por conseguinte, o registo desta situação de consumo irregular de energia eléctrica de modo algum se configura como uma “cabala”, como se fez crer na referida Conferência de Imprensa. Convém referir que a gestão da Empresa é feita exclusivamente com base nos seus objectivos e planos de negócio, com maior respeito pelos seus clientes e pela Lei. Assim, é de todo destituído de sentido a afirmação proferida de “cabala”.
 
9. A ELECTRA, embora tratando-se de um crime de natureza pública, exige dos seus funcionários o máximo de sigilo quanto a situações desta natureza. A Empresa vem realizando campanhas de informação e formação dos seus colaboradores, em estreita sintonia com a Lei de Combate ao Furto e a Fraude de Energia Eléctrica.
 
10. Conforme acima aludido, o combate às Perdas, Fraude e Furto de Energia Eléctrica e Recuperação de Dívidas é um desígnio Nacional e conta com apoio de instituições do Estado e deverá contar com a cívica intervenção de todos os cidadãos do País. Com este combate pretende-se erradicar de vez este flagelo que põe em causa a sustentabilidade da Empresa e a própria competitividade da Economia Nacional, pelo que reiteramos o nosso firme e inequívoco engajamento na consecução de tais objectivos.
 
Gabinete de Comunicação e Imagem
ELECTRA SA, 10 de Agosto de 2018.
Tagged under
video1
Um dos grandes objectivos estratégicos da ELECTRA para o triénio 2018-2020 é o “Programa de Redução de Perdas e Melhoria da Qualidade de Energia”, visando o
aumento da eficiência, a melhoria e consolidação da autonomia financeira da empresa, continuidade do serviço e satisfação da procura, redução das perdas não técnicas para níveis sustentáveis, melhoria da qualidade da energia eléctrica e melhoria da estabilidade das redes num ambiente de alta penetração de renováveis.
 
As perdas de energia eléctrica, que atingiram em 2017 um nível de 25,7%, constituem um dos grandes entraves à autonomia financeira da empresa, ao melhor desempenho do serviço aos clientes e à própria sustentabilidade do sector energético. O programa de Redução de Perdas engloba vários aspectos, nomeadamente, a
implementação da “Unidade de Combate a Perdas”, desenvolvimento de um plano estratégico e eficaz de comunicação e sensibilização e bem como a concretização da
aplicação da lei nº 73/VIII/2014, de 19 de Setembro relativa à Fraude e Furto de energia.
 
Em termos estatísticos, nas Ilhas de Santiago e de São Vicente, de Janeiro de 2017 a Março de 2018, já foram elaborados acima de 1.500 (mil e quinhentos) autos de
transgressão. Estas actuações resultaram em participações criminais junto à Procuradoria da República, tendo, na maior parte dos casos, sido aplicada, como
medida de coacção, o Termo de Identidade e Residência (TIR).
 
Recentemente foram julgados vários processos, tendo culminado em condenações de pena suspensa de prisão de dois anos e em multas aos infractores.
Tagged under
subs contador
A ELECTRA tem em curso, a nível nacional  um programa de verificação e substituição de contadores de electricidade e água, visando maior segurança das instalações e melhoria do serviço prestado. 
Caro cliente, a ELECTRA conta com a sua colaboração, facilitando o acesso e actuação das nossas equipas devidamente identificadas, na realização deste importante trabalho.
Para mais informações, ligue:
Linha de Apoio ao Cliente
800 30 45 – Chamadas através do telefone fixo (grátis)
260 34 60 (Região Sul) / 230 30 45 (Região Norte) – Chamadas através dos telefones fixo e móvel (pagas).
Tagged under
AAssembleia Geral
 
Os accionistas da ELECTRA, SA estiveram reunidos em Assembleia Geral-Extraordinária, na Sede da empresa na Cidade do Mindelo, para, de entre outro ponto, proceder à eleição de um novo membro do Conselho de Administração e do Presidente do Conselho de Administração.
 
Assim, o Conselho de Administração passa a ter a seguinte composição:
  • Dr. Alcindo Hemitério Cruz Mota – Presidente do Conselho de Administração
  • Engº Manuel de Jesus Silva – Administrador Executivo
  • Engº Francisco Amaro Pina Monteiro – Administrador Executivo
Nesta mesma reunião foi apreciado o Business Plan para o triénio 2018-2020.
 
Gabinete de Comunicação e Imagem 
ELECTRA, SA, aos 02 de Março de 2018
Tagged under
Contratacao
Para um melhor e mais rápido atendimento dos clientes futuros, a ELECTRA aprovou recentemente um conjunto de novos procedimentos comerciais para à pré-contratação dos seus serviços.
 
Com estas medidas facilitadoras no acto de pré-contratação, nomeadamente a supressão da exigência de apresentação dos croquis, a ELECTRA vai eliminar um conjunto de trâmites burocráticos que desde há muito vinham causando dificuldades e demoras no atendimento, com prejuízos evidentes tanto para os clientes, como para a própria empresa.
 
Esta facilitação atende sobretudo os proprietários das pequenas instalações e visa dar resposta rápida às correntes solicitações do mercado e também aos casos de maior urgência relativos aos consumidores que se vêm privados dos serviços devido às práticas fraudulentas e ilegais de consumo. Tais práticas, causadoras de grandes prejuízos à ELECTRA e também aos consumidores legais, que suportam tarifa mais elevadas.  
 
Os custos da contratação dos ramais de electricidade e de água podem ser pagos integralmente no acto da assinatura dos contratos de fornecimento ou de forma faseada no quadro de um plano de pagamento acordado entre a ELECTRA e o Cliente. Com as estas novas orientações, os pedidos de ramais são feitos e atendidos nos balcões da ELECTRA, onde serão disponibilizadas todas as informações e fornecidos os impressos adequados a cada caso ou dimensão das instalações. 
 
Para além das informações disponibilizadas no SITE da Electra, ligue para a linha de apoio ao cliente 800 30 45, ou dirige-se a uma das lojas ELECTRA onde serão atendidos com a melhor atenção para uma relação comercial nova e que dê uma melhor satisfação às necessidades de cada cliente. 
Tagged under

Juro1

A Mega Campanha de isenção de juros de mora vigora de 01 de Agosto a 31 de Dezembro de 2017.

A campanha abrange a isenção total de juros de mora:

  • nos pagamentos de facturas em atraso;
  • em todas as prestações de planos de pagamento, negociados a partir de 01 de Agosto.

Caro cliente, vá a uma Loja ELECTRA e regularize suas facturas em atraso, sem pagamento de juros de mora.

Tagged under

qualidade agua el

Foi com indignação que a ELECTRA tomou conhecimento da circulação nas redes sociais, de informações sobre a qualidade da água produzida e distribuída pela empresa.
Tratando-se de uma informação errónea e difamatória e que pode causar pânico à população, a empresa vê-se na obrigação de esclarecer o seguinte:

  • A água dessalinizada produzida pela ELECTRA é obtida através dos processos de dessalinização devidamente certificados a nível mundial;
  • A água produzida é controlada diariamente e respeita todos os parâmetros de potabilidade da OMS, estando os boletins de controlo e qualidade disponíveis para consulta.
  • A água distribuída é controlada nos reservatórios de distribuição e nos fins de linha, mensalmente, com emissão do boletim de potabilidade, de acordo com as regras definidas na Legislação cabo-verdiana sobre a matéria.
  • A ELECTRA tem trabalhado em estrita colaboração com as entidades no País com responsabilidade no sector, no sentido de garantir a melhor qualidade da água produzida e distribuída aos consumidores.

A ELECTRA irá agir judicialmente contra os informadores, tendo em consideração os seguintes aspectos:

  • Não se sabe quais os propósitos dos informadores na divulgação da notícia - poderão ser comerciais, de promoção de algum produto, ou de pura especulação;
  • Não há nenhuma referência sobre os procedimentos de recolha das amostras e nem dos locais da colheita das mesmas amostras;
  • Não houve qualquer participação de instituições certificadas para o controlo da água potável em Cabo Verde;
  • Por serem as informações veiculadas difamatórias, falsas e que põem em causa o bom nome da empresa.

A ELECTRA tranquiliza os seus clientes e a população, e informa que a água produzida tem o devido controlo laboratorial e respeita todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela OMS.

Tagged under

cortefornecimento

Caro Cliente, a ELECTRA está a intensificar o corte do fornecimento do serviço, por atrasos no pagamento de facturas. Evite constrangimentos causados pela suspensão de fornecimento do serviço, pagando atempadamente as suas facturas de energia e água. Agradecemos a sua melhor colaboração. 

Tagged under

Contactos

Tel. Mindelo: +(238) 230 30 30
Tel. Praia: +(238) 260 34 50
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: www.electra.cv

Linha Grátis

Assistência Técnica: 800 11 33
Apoio ao Cliente: 800 30 45

linha-gratis4