AG Ordinaria

 
CONVOCATÓRIA
Assembleia-Geral Ordinária
 
Nos termos do artigo 296.º do Código das Sociedades Comerciais e do artigo 9.º dos Estatutos da Empresa de Electricidade e Água, SA, é convocada a Assembleia-Geral Ordinária de acionistas para o dia 28 de agosto de 2020, sexta-feira, pelas 10h00, na sede da empresa, em São Vicente, com a seguinte ordem de trabalhos:
  1. Apresentação, discussão e deliberação sobre o Relatório de Gestão e Contas de 2019 e sobre a proposta de afetação dos Resultados apurados em 2019;
  2. Apreciação geral da Administração e Fiscalização da Sociedade, nos termos do artigo 297.º, n.º 1, alínea c) do Código das Sociedades Comerciais;
  3. Apreciação e deliberação sobre o Plano de Atividades e Orçamento para o ano 2020;
  4. Eleição do Conselho Fiscal;
  5. Ratificação do roll over de empréstimo obrigacionista – Emissão de Obrigações série F;
  6. Diversos.
Cidade do Mindelo, 06 de agosto de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
 
 
Eng.º Luís Teixeira
Tagged under

 

logo Electra

Nota de esclarecimento

A ELECTRA vem a público apresentar esclarecimentos relativo ao comunicado emitido hoje, 29 de julho, pela empresa Águas de Santiago – AdS, intitulado “Menos de 10 mil metros cúbicos de água disponíveis”:

  1. A ELECTRA vem disponibilizado à empresa distribuidora de água na Cidade da Praia as quantidades nos limites contratualmente previstos, não obstante os permanentes incumprimentos contratuais da AdS para com a entidade produtora.
  2. Entretanto, desde o passado sábado à noite, 25 de julho, registou-se uma avaria numa das três unidades dessalinizadoras em Palmarejo, em que para a sua reparação foi necessária transferir, da ilha do Sal para a Cidade da Praia, uma bomba submersível, que chegou esta manhã, estando em curso todo o trabalho de preparação, montagem e operacionalização.
  3. Com todos os esforços que estão sendo envidados, contamos repor o funcionamento pleno do dessalinizador, o mais rapidamente possível.


Gabinete de Comunicação e Imagem
ELECTRA, SA, 30 de julho de 2020

Tagged under

Conheça a Tarifa Social de Energia Eléctrica.

Tarifasocial1

Tagged under

 teste1

ELECTRA inaugurou laboratórios de aferição de contadores e de ensaios de equipamentos de rede eléctrica em Cabo Verde, numa parceria desenvolvida com a SIEMENS e a EDP Internacional, cujo investimento foi de cerca de 100 milhões de escudos, tendo como objectivo, reforçar os meios de competências, no âmbito do Projecto de Redução de Perdas e melhoria da qualidade de energia.

A SIEMENS Portugal e a EDP Internacional juntaram-se à ELECTRA - Empresa de Electricidade e Água, para a construção de dois laboratórios de ensaios, nas instalações da ELECTRA, nas Ilhas de São Vicente e de Santiago. 
 
A inauguração realizou-se ontem, em Mindelo, e contou com a presença de membros do Conselho de Administração da ELECTRA e Diretores e dos representantes das referidas empresas portuguesas.  
 
Este projeto, financiado pelo Banco Europeu de Investimentos, tem como principais objetivos desenvolver os recursos e as competências da ELECTRA, não só através do fornecimento de equipamentos e tecnologia de ponta, mas também da qualificação dos seus recursos humanos. Os laboratórios de ensaio vão contribuir para melhorar a monitorização e análise dos elementos da rede, aumentando a sua fiabilidade, e contribuindo de forma determinante para a redução dos tempos de indisponibilidade da rede. Este investimento terá impacto esperado em todas as ilhas.
 
A concretização deste Projecto foi graças ao vasto know-how das equipas dos centros da SIEMENS Portugal, competências localizadas em Portugal que, ao trabalharem em estreita colaboração com a EDP Internacional e com a ELECTRA, desenvolveram um pacote de formação abrangente e muito prático. Assegura-se, desta forma, que os formandos da ELECTRA adquirem a autonomia necessária para retirar o máximo potencial dos equipamentos inseridos nos laboratórios instalados, prestando um serviço de melhor qualidade e maior fiabilidade.
 
Para o Conselho de Administração da ELECTRA, este projecto contribuirá de forma muito significativa, designadamente, para o programa de redução de perdas de eletricidade nas redes elétricas em curso. Os laboratórios agora fornecidos pela Siemens permitirão aferir o correto funcionamento dos sistemas de contagem, permitindo a deteção de fraudes, assim como dos transformadores e sistemas de proteção, elementos muito importantes na transmissão e distribuição de energia. No limite, estas melhorias vão permitir reduzir as referidas perdas, otimizar a manutenção da rede, reduzindo custos. Vão também contribuir para uma distribuição mais equitativa dos custos do sistema elétrico, o que pode significar uma diminuição dos encargos que a população tem com a energia.
 
O desenvolvimento deste projeto contou com a colaboração e o trabalho de equipas de dois dos centros de competências que a Siemens tem localizado em Portugal, da área do transporte e distribuição de energia. A formação ministrada teve a duração de cinco semanas e a parceria estabelecida pela ELECTRA com a Siemens inclui a prestação de serviços de suporte durante os próximos três anos.
Os dois laboratórios de ensaio, instalados nas ilhas de São Vicente e de Santiago, contam com equipamentos para ensaio de sistemas de contagem, sistemas de proteção, transformadores de potência e resistência de sistemas de terras. O fornecimento incluiu também outros equipamentos de medida de grandezas elétricas. Estes equipamentos estão preparados para receber a certificação necessária e permitir a acreditação formal dos equipamentos de medida instalados na rede da ELECTRA.
 
 
 
          1
 
Gabinete de Comunicação e Imagem, 
 
ELECTRA SA, 19 de setembro de 2018 
Tagged under
video1
Um dos grandes objectivos estratégicos da ELECTRA para o triénio 2018-2020 é o “Programa de Redução de Perdas e Melhoria da Qualidade de Energia”, visando o
aumento da eficiência, a melhoria e consolidação da autonomia financeira da empresa, continuidade do serviço e satisfação da procura, redução das perdas não técnicas para níveis sustentáveis, melhoria da qualidade da energia eléctrica e melhoria da estabilidade das redes num ambiente de alta penetração de renováveis.
 
As perdas de energia eléctrica, que atingiram em 2017 um nível de 25,7%, constituem um dos grandes entraves à autonomia financeira da empresa, ao melhor desempenho do serviço aos clientes e à própria sustentabilidade do sector energético. O programa de Redução de Perdas engloba vários aspectos, nomeadamente, a
implementação da “Unidade de Combate a Perdas”, desenvolvimento de um plano estratégico e eficaz de comunicação e sensibilização e bem como a concretização da
aplicação da lei nº 73/VIII/2014, de 19 de Setembro relativa à Fraude e Furto de energia.
 
Em termos estatísticos, nas Ilhas de Santiago e de São Vicente, de Janeiro de 2017 a Março de 2018, já foram elaborados acima de 1.500 (mil e quinhentos) autos de
transgressão. Estas actuações resultaram em participações criminais junto à Procuradoria da República, tendo, na maior parte dos casos, sido aplicada, como
medida de coacção, o Termo de Identidade e Residência (TIR).
 
Recentemente foram julgados vários processos, tendo culminado em condenações de pena suspensa de prisão de dois anos e em multas aos infractores.
Tagged under
subs contador
A ELECTRA tem em curso, a nível nacional  um programa de verificação e substituição de contadores de electricidade e água, visando maior segurança das instalações e melhoria do serviço prestado. 
Caro cliente, a ELECTRA conta com a sua colaboração, facilitando o acesso e actuação das nossas equipas devidamente identificadas, na realização deste importante trabalho.
Para mais informações, ligue:
Linha de Apoio ao Cliente
800 30 45 – Chamadas através do telefone fixo (grátis)
260 34 60 (Região Sul) / 230 30 45 (Região Norte) – Chamadas através dos telefones fixo e móvel (pagas).
Tagged under
Contratacao
Para um melhor e mais rápido atendimento dos clientes futuros, a ELECTRA aprovou recentemente um conjunto de novos procedimentos comerciais para à pré-contratação dos seus serviços.
 
Com estas medidas facilitadoras no acto de pré-contratação, nomeadamente a supressão da exigência de apresentação dos croquis, a ELECTRA vai eliminar um conjunto de trâmites burocráticos que desde há muito vinham causando dificuldades e demoras no atendimento, com prejuízos evidentes tanto para os clientes, como para a própria empresa.
 
Esta facilitação atende sobretudo os proprietários das pequenas instalações e visa dar resposta rápida às correntes solicitações do mercado e também aos casos de maior urgência relativos aos consumidores que se vêm privados dos serviços devido às práticas fraudulentas e ilegais de consumo. Tais práticas, causadoras de grandes prejuízos à ELECTRA e também aos consumidores legais, que suportam tarifa mais elevadas.  
 
Os custos da contratação dos ramais de electricidade e de água podem ser pagos integralmente no acto da assinatura dos contratos de fornecimento ou de forma faseada no quadro de um plano de pagamento acordado entre a ELECTRA e o Cliente. Com as estas novas orientações, os pedidos de ramais são feitos e atendidos nos balcões da ELECTRA, onde serão disponibilizadas todas as informações e fornecidos os impressos adequados a cada caso ou dimensão das instalações. 
 
Para além das informações disponibilizadas no SITE da Electra, ligue para a linha de apoio ao cliente 800 30 45, ou dirige-se a uma das lojas ELECTRA onde serão atendidos com a melhor atenção para uma relação comercial nova e que dê uma melhor satisfação às necessidades de cada cliente. 
Tagged under

Juro1

A Mega Campanha de isenção de juros de mora vigora de 01 de Agosto a 31 de Dezembro de 2017.

A campanha abrange a isenção total de juros de mora:

  • nos pagamentos de facturas em atraso;
  • em todas as prestações de planos de pagamento, negociados a partir de 01 de Agosto.

Caro cliente, vá a uma Loja ELECTRA e regularize suas facturas em atraso, sem pagamento de juros de mora.

Tagged under

qualidade agua el

Foi com indignação que a ELECTRA tomou conhecimento da circulação nas redes sociais, de informações sobre a qualidade da água produzida e distribuída pela empresa.
Tratando-se de uma informação errónea e difamatória e que pode causar pânico à população, a empresa vê-se na obrigação de esclarecer o seguinte:

  • A água dessalinizada produzida pela ELECTRA é obtida através dos processos de dessalinização devidamente certificados a nível mundial;
  • A água produzida é controlada diariamente e respeita todos os parâmetros de potabilidade da OMS, estando os boletins de controlo e qualidade disponíveis para consulta.
  • A água distribuída é controlada nos reservatórios de distribuição e nos fins de linha, mensalmente, com emissão do boletim de potabilidade, de acordo com as regras definidas na Legislação cabo-verdiana sobre a matéria.
  • A ELECTRA tem trabalhado em estrita colaboração com as entidades no País com responsabilidade no sector, no sentido de garantir a melhor qualidade da água produzida e distribuída aos consumidores.

A ELECTRA irá agir judicialmente contra os informadores, tendo em consideração os seguintes aspectos:

  • Não se sabe quais os propósitos dos informadores na divulgação da notícia - poderão ser comerciais, de promoção de algum produto, ou de pura especulação;
  • Não há nenhuma referência sobre os procedimentos de recolha das amostras e nem dos locais da colheita das mesmas amostras;
  • Não houve qualquer participação de instituições certificadas para o controlo da água potável em Cabo Verde;
  • Por serem as informações veiculadas difamatórias, falsas e que põem em causa o bom nome da empresa.

A ELECTRA tranquiliza os seus clientes e a população, e informa que a água produzida tem o devido controlo laboratorial e respeita todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela OMS.

Tagged under

cortefornecimento

Caro Cliente, a ELECTRA está a intensificar o corte do fornecimento do serviço, por atrasos no pagamento de facturas. Evite constrangimentos causados pela suspensão de fornecimento do serviço, pagando atempadamente as suas facturas de energia e água. Agradecemos a sua melhor colaboração. 

Tagged under

Contactos

Tel. Mindelo: +(238) 230 30 30
Tel. Praia: +(238) 260 34 50
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: www.electra.cv

Linha Grátis

Assistência Técnica: 800 11 33
Apoio ao Cliente: 800 30 45

linha-gratis4