Por motivos ambientais e económicos cabe a cada cidadão promover a utilização de energia eléctrica e de água de uma forma mais eficiente e racional.
Como podemos contribuir activamente no processo de harmonização entre mais conforto e melhor ambiente?
Através de pequenos gestos no nosso dia-a-dia, pelo que sugerimos nesta rúbrica Dicas Úteis para poupara energia eléctrica e Água.
POUPAR ENERGIA ELECTRICA:
Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário e evite acender lâmpadas durante o dia e procurando utilizar a luz do Sol, abrindo as janelas.
Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras (lâmpadas de baixo consumo). Dão a mesma luz, mas poupam geralmente 8º% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.
Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos, quando em em modo stand-by, continuam a gastar energia.
Instale o Frigorifico em local bem ventilado, evite abrir desnecessariamente a porta, quando o fizer, seja o mais rápido possível, não guarde os alimentos ainda quentes, evite a acumulação de gelo, fazendo a sua descongelação periodicamente e em caso de ausência por tempo prolongado, esvazie o frigorífico e desligue-o da tomada. Verifique periodicamente o estado das borrachas das suas portas.
Evite ligar o ferro eléctrico, quando muitos outros equipamentos estejam ligados á corrente. Utilize o ferro para passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez e passe a ferro primeiro as roupas delicadas e só depois as mais leves.
Evite dormir com a televisão ligada e desligue a televisão quando ninguém estiver a assistir.
Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.
Tente utilizar as máquinas de lavar, sempre com a carga completa e num programa de baixo temperatura
POUPAR ÁGUA
No autoclismo:
Evite deitar lixo na sanita. Procure colocá-lo num balde apropriado, evitando descargas desnecessárias.
Opte pelos autoclismos equipados com comando que interrompe a saída de água assim que deixar de ser accionado pelo utilizador.
A utilização de autoclismos com baixa capacidade (seis litros em vez de 10 litros) permite reduzir o consumo de água.
No banho/duche:
Prefira o duche ao banho de imersão.
Seja rápido e feche a torneira enquanto se ensaboar.
Caso prefira o banho, encha apenas um terço da capacidade da banheira. Até chegar a água quente, pode recolher a fria com um balde ou alguidar para lavagens em casa ou descargas na sanita.
Nas torneiras:
Reduza ao máximo o consumo de água para lavar os alimentos, loiça ou roupa, utilizando um alguidar.
Numa lavagem da louça com a torneira meia aberta durante 20 minutos pode-se gastar até 57 litros de água.
Veja se as torneiras estão bem fechadas e não pingam.
Pode sempre utilizar a água de cozer vegetais para confeccionar sopas ou outros pratos.
Utilize a água das lavagens, enxaguamento da roupa ou loiça, para outros usos, como lavagens na casa e rega das plantas.
Sempre que tiver de trocar uma torneira, faça-o por um modelo de menor caudal. Entre os diferentes mecanismos, destacam-se as torneiras com maior ângulo de abertura, em dois tempos, redutor de caudal ou arejadores (conhecidos como filtros). Estas são bastante eficazes e fáceis de instalar.
Ajude-nos a promover maior qualidade do ambiente.